DiscoverEU é uma ação do Programa Erasmus+ que te dá a oportunidade de descobrir a Europa através de experiências de aprendizagem. Ao viajares por toda a Europa, sobretudo de comboio (salvo algumas exceções para permitir a participação de jovens que vivem em ilhas ou zonas remotas), ficarás a conhecer as suas paisagens deslumbrantes e a sua grande variedade de cidades, grandes e pequenas. Podes candidatar-te nas duas fases de candidatura que decorrem todos os anos. Os candidatos que forem selecionados recebem um passe de viagem.

Desde a primeira fase de candidaturas, em junho de 2018, mais de 200 mil jovens receberam um passe de viagem. A próxima fase de candidaturas decorrerá entre 15 de março de 2023, 12:00 (meio-dia, hora de Bruxelas), e 29 de março de 2023, 12:00 (meio-dia, hora de Bruxelas).

Para te poderes candidatar, precisas de:

- ter nascido entre 1 de julho de 2004 (inclusive) e 30 de junho de 2005 (inclusive);

- preencher o número correto do cartão de cidadão, passaporte ou cartão de residência legal no formulário de candidatura em linha;

- ser cidadão ou residente legal* de um dos seguintes países:

um dos Estados-Membros da União Europeia, incluindo os países e territórios ultramarinos (PTU) ou um dos países terceiros associados ao Programa Erasmus+: Islândia, Listenstaine, Macedónia do Norte, Noruega, Sérvia e Turquia. 

Saiba mais aqui