Recordamos que o webinar Oportunidades da UE para os jovens – uma iniciativa da Redes de Informação e Serviços Europeus no Alentejo - está disponível online e pode ser revisto aqui.

A Associação Check-IN – nossa parceira na Rede de Informação e Serviços Europeus do Alentejo – vai organizar uma Conferência Internacional (em inglês) no âmbito do Projeto CORE - Citizens occupy rural Europe.

O projeto tem como objetivo capacitar os cidadãos com um foco maior nas áreas rurais, abordando a importância da União Europeia e a sua cultura, e promovendo a participação ativa dos cidadãos europeus. Este projeto envolve 5 países diferentes (Portugal, Malta, Itália, Eslováquia e Áustria) e foi aprovado pelo Programa Europa para os Cidadãos. O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Beja e do Instituto Português do Desporto e Juventude. 

A conferência, que contará com a participação do EUROPE DIRECT Baixo Alentejo, decorrerá no Centro Unesco Beja, dia 18 de junho, pelas 15:30

As inscrições são gratuitas e obrigatórias, devendo ser feitas através do endereço: https://forms.gle/EAtbRQUz1BMVvKaK9

A Rede de Informação e Serviços Europeus do Alentejo promove no dia 14 de junho, às 14:30, o Webinar Oportunidades da UE para os Jovens, uma iniciativa realizada no âmbito do Ano Europeu da Juventude.

Esta apresentação tem como objetivo dar a conhecer esta Rede e que serviços poderão disponibilizar aos cidadãos, em particular aos jovens, para que estes possam beneficiar das diversas iniciativas e programas europeus de promoção do emprego, empreendedorismo, investigação, associativismo juvenil, mobilidade para voluntariado, estudos e estágios, etc.

 As inscrições (gratuitas mas obrigatórias) deverão ser realizadas em: https://forms.gle/qiJGDhVbRu6hHwye6

 Link Zoom para a sessão: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89135659086

Simultaneamente, a sessão será também transmitida em direto nas páginas de Facebook dos Centros Europe Direct do Alentejo.

A Rede de Informação e Serviços Europeus no Alentejo

A Rede de Informação e Serviços Europeus no Alentejo integra os centros EUROPE DIRECT do Alentejo (Alentejo Central e Litoral, Alto Alentejo e Baixo Alentejo), o Centro de Documentação Europeia da Universidade de Évora, a Rede EURES - Região Alentejo, a Enterprise Europe Network e os pontos de contacto Eurodesk do Município de Odemira e Associação Check-in de Beja.

A Rede tem como objetivo promover uma ação articulada e complementar entre os diversos serviços europeus que atuam no Alentejo, estabelecendo um mecanismo de trabalho colaborativo e em rede em prol de toda a região. Desta forma, os membros da rede irão cooperar com o intuito de estar cada vez mais próximos do público a nível regional e de prestar um serviço de crescente qualidade, tornando a União Europeia mais acessível aos cidadãos.

Recordamos que a segunda sessão do 1.º Ciclo de Conversas Online | Cidadania Informada, Comunidade ativa já está online e pode ser visto aqui. Desta vez os nossos convidados debruçaram-se sobre o tema "Comunicação Social e o Espaço Mediático: Como conhecemos o mundo?"

Muito obrigado a todos aqueles que nos acompanharam! 

O nosso "Maio Europeu" continua a percorrer as escolas da região! Na tarde do dia 16 estivemos no Agrupamento Escolas de Cuba, com os alunos do 9.º A, para falar sobre "Fake News e o Combate à Desinformação". Muito obrigado aos alunos e ao professor Jaime Araújo pelo convite.

As nossas sessões inseridas na iniciativa "Maio Europeu" estão a correr muito bem! No dia 11 de manhã estivemos em Pias para falar sobre os países e a Carta dos Direitos Fundamentais da União. De tarde, foi a ver de estarmos com o Clube Europeu de Serpa para falar sobre as oportunidades que a UE disponibiliza aos jovens. Ao final do dia estivemos na Escola Secundária de Serpa onde fizemos um retrato social e político da Europa, tendo como base os valores europeus e a importância do papel dos cidadãos na defesa da União. Na manhã do dia 13, estivemos no Agrupamento de Escolas de Mértola, para falar sobre Fake News e combate à Desinformação.  

Foto: Vítor Brasão 

A nossa iniciativa "Maio Europeu" arrancou na sexta, em Almodôvar, e foi retomada, na manhã de hoje, com mais duas sessões em Serpa. Primeiro, estivemos com 3 turmas do Ensino Secundário; e depois, foi a vez de 2 turmas do 9.º ano. Neste Ano Europeu da Juventude, fomos falar sobre o (muito) que a União Europeia tem para oferecer: Erasums+, Corpo Europeu de Solidariedade, DiscoverEU, e muito mais!
 
Obrigado aos professores, alunos e ao Agrupamento de Escolas nº 2 de Serpa pelo acolhimento!
Saudações Europeias e até amanhã!
Para além das celebrações oficiais do Dia da Europa, em Évora, também marcámos presença num encontro levado a cabo na Escola D. Manuel I, em Beja, em que partilhámos informação especialmente destinada aos jovens!
 
O EUROPE DIRECT Baixo Alentejo agradece o convite da Associação Check-In (nossa parceira na Rede Europeia do Alentejo) para participar neste evento, realizado no âmbito do Projeto CORE (Citizens Occupy Rural Europe), e que contou com a dinamização dos alunos do Curso de Turismo da ESTIG (Instituto Politécnico de Beja).