O evento “Pontes: A Europa no Mundo, o Mundo na Europa” celebrou-se, entre 8 e 10 de maio, na Escola D. Manuel I, em Beja.

Esta foi a forma encontrada para celebrar a Europa: a forma como ela influencia o mundo e também como se forjou com a influência de outras culturas. 

No dia 8 de maio, no período da manhã, tivemos uma sessão de Yoga dinamizada por Bárbara Pais; bem como uma sessão de jogos moçambicanos, com Klemente Tsamba.

No dia 9 de maio, que coincidiu com o Dia da EUROPA, tivemos o hastear da bandeira da União; a interpretação do Hino da Europa por alunos do Conservatório Regional do Baixo Alentejo; a Conferência sobre o Novo Bauhaus Europeu - com José Pedro Sousa, arquiteto e professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto; Momento de Danças Europeias; a Conferência sobre o Alqueva, projeto europeu - com o Dr. João Martins da EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A.

No encerramento das celebrações, no dia 10 de maio, tivemos o 2.º Encontro de Clubes Europeus do Alentejo. Para além do clube de Beja, esteve o Clube Europeu do Agrupamento de Escolas de Vidigueira e o Clube Europeu do Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício (Malagueira, Évora). 

Neste último dia, tivemos uma dinâmica de grupo para interiorizar o modo de funcionamento da União; Humanismo: sessão sobre Aristides de Sousa Mendes; elaboração coletiva de cronologia sobre a História da UE; almoço partilhado; e passeio pela cidade de Beja.

Muito obrigado a todos aqueles que, nos últimos 3 dias, nos ajudaram a fazer pontes e a mostrar que é muito mais forte aquilo que nos une do que aquilo que nos separa!

Um agradecimento especial à Direção do Agrupamento de Escolas N.º 2 de Beja, a todos os professores e alunos que participaram, e à professora Teresa Gonçalves por ter lançado a semente para que este evento fosse uma realidade. 

Recordamos que esta foi uma iniciativa conjunta do EUROPE DIRECT Baixo Alentejo e do Clube Europeu da Escola D. Manuel, com o Conservatório Regional do Baixo Alentejo. Este encontro também resulta de uma parceria dos centros Europe Direct Baixo Alentejo, Europe Direct Alentejo Central e Litoral e Europe Direct Alto Alentejo.